Secretário de Produção do Amazonas visita nova alternativa de criação pesqueira em Cuiabá/MT
Em visita a capital do Mato Grosso, em companhia do governador David Almeida, o secretário de Produção Rural Dedei Lobo visitou a represa de Remanso em Cuiabá onde o engenheiro de pesca Francisco Morato implantou um projeto piloto, financiado por empresários matogrossenses para implantação de tanques redes para a criação pesqueira em lagos, rios e igarapés.
Dedei verificou de perto como e feito a instalação desses tanques, para trazer esta inovação para o Amazonas. O secretário disse que os custos desre projeto é menor que a escavação de tanques em áreas de terra, ele citou que os ranques são redondos para evitar o stress aos peixes e são bastante profundos, em alguns casos chegando até 08 metros de profundidade, Dedei informou também que, este tipo de tanque pode facilmente ser implantado em lagos, rios e igarapés de nossa região. A capacidade de produção é de 50 toneladas a cada 06 meses, e que pela variedase de rios e igarapés existentea no Amazonas. poderemos em um curto espaço de tempo nos tornarmos os maiores produtores de peixes do Brasil.
O secretário acrescentou que conhecimento técnico e áreas especiais para este tipo de criação no Amazonas garantirá uma produção record se houver investimento nessa produção. Dedei disse que em Cuiabá os produtores estão investindo na produção de Tambatinga, que é resultante da mutação entre o Tambaqui e a Pirapitinga.
Dedei Lobo confirmou retorno a Manaus ainda na tarse desta sexta-feira (11) onde cumprirá agenda neste final de semana, iniciando a nova semana em Manacapurú, onde será pago aos produtores a subvenção da Juta e Malva com a participação especial do governador David Almeida, finalizou.