Notícias

Novo coordenador do DSEI Parintins promete austeridade administrativa e gestão técnica

Com apenas dois meses no cargo de coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena de Parintins, Átila Oliveira, graduado em administração pela UFAM e especialista em gestão da saúde pública, assumiu o cargo com a tarefa de regularizar os processos de trabalho na gestão do distrito e melhorar a assistência prestada. “Tomei posse com muita tranquilidade, porque antes da publicação de minha nomeação já conhecia a realidade do DSEI Parintins, cujo desafio de gerenciar as mais de 16 mil vidas indígenas, e que estão sob nossa coordenação com suas 13 etnias alocadas numa área de mais de 50 mil quilômetros quadrados, será um desafio e tanto.  São mais de 120 aldeias e pretendo fazer a diferença nessa função melhorando as condições de vida dessa comunidade tão sofrida que é o povo indígena”, disse o novo coordenador.

À nossa reportagem, Átila afirmou que quer fazer uma gestão compartilhada com as comunidades indígenas para uma melhor atenção de saúde e que vai procurar os órgãos federais fiscalizadores para alinhar os trabalhos em relação às denuncias diversas já absorvidas e herdadas por sua gestão, inclusive com desvio de finalidades no trato com medicamentos.

“É um desafio e nossa proposta é fazer uma gestão para melhorar o atendimento à saúde indígena fazer as ações chegarem na ponta e com qualidade”, disse. Para conseguir concretizar sua proposta, Átila disse que nesses dois meses de gestão está realizando com sua equipe uma série de medidas importantes e que irão impactar e pavimentar o futuro de sua administração frente ao DSEI Parintins. “Estamos fazendo o inventário do Dsei, e analisando todos os contratos ativos, além de periodicamente estarmos visitando toda a nossa área de abrangência para conhecer e fazer o levantamento das principais demandas, alem de firmamos parcerias com as prefeituras do Baixo Amazonas, Parintins, Nhamundá, Maués e Barreirinha”, disse Átila Oliveira.

+++++++