É notório que a economia retroagiu no mundo devido à pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. O mundo busca soluções para voltar a crescer e o prefeito de Maués, Júnior Leite, atento para todas as possibilidades de novos polos econômicos no município, articulou a visita de representantes do Ministério do Meio Ambiente, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (AmazonasTur) para novos potenciais locais.
“A visita dos representantes do Ministério do Turismo, da Embratur e ICMBio é justamente de catalogar novos potenciais econômicos e, principalmente, sustentáveis, diferente de tudo o que já temos. Por meio deste estudo podemos capacitar comunidades para atrair o turismo, gerar mais emprego e renda para nossa gente”, disse Leite.
A visita iniciou com reuniões com representantes locais das categorias do turismo e artistas, uma das categorias mais afetada com a pandemia.
Para o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff, as belezas naturais e a possibilidade de inserir um turismo de natureza são de grande valia “entendemos que o município tem diversos potenciais para o turismo, em conversa com o prefeito Júnior Leite, inseriremos Maués no mapa do turismo nacional. Entendendo que é importante para que a Embratur e ICMbio estivesse aqui, pois temos que atrelar ao turismo a sustentabilidade e o respeito a natureza. Viemos para mapear e transformar Maués em um destino próspero para o turismo nacional e internacional”, disse.
Participaram da visita, a gerente de projetos do Ministério do Meio Ambiente, Aryane Martins Fraga, o gerente de Promoção Internacional de Natureza da Embratur, Jerreneri Vital Ferreira, a coordenadora-geral de uso público e negócio do ICMBio, Daiane Daniele dos Santos Rocha, e o presidente da Amazonastur, Sérgio Litaiff.
*******
ASCOM/MAUÉS