Notícias

Instituto sem fins lucrativos oferece cursos gratuitos de beleza na zona leste de Manaus

Com apenas 40 dias de funcionamento, o Instituto Elas Querem, localizado na zona leste de Manaus, já cadastrou mais de 800 mulheres que procuraram a instituição para buscar qualificação profissional e assim estarem aptas para o mercado de trabalho.

Sob a gestão da empresária Fabíola Hage, 35, a entidade abriu suas portas para o público e já conta com várias opções de cursos oferecidos gratuitamente para o público feminino e masculino interessados em técnicas profissionais na área de cabelos e estética feminina. Segundo Fabíola, o projeto de qualificação profissional na área de beleza desenvolvido na entidade e capitaneado junto às lideranças comunitárias, é a realização de um sonho pessoal em ver solucionado um entrave imposto pelo desemprego que assola o país “a falta de oportunidade para pessoas de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social”, disse.

A entidade tem viés filantrópico e não possui fins lucrativos. “Nossa ideia e trazer parceiros que possam junto conosco mitigar o sofrimento daqueles que não possuem profissão definida e escolheram nossa Escola de Beleza para conquistarem com seus próprios méritos a excelência na profissão”, afirmou a Fabiola Hage. O Instituto Elas Querem está aberto ao público e já está cadastrando alunos para os cursos de cabeleireiro, depilação e design de sobrancelhas, manicure e pedicure, maquiagem dentre outros. Segundo Fabíola, “em um futuro próximo, novos cursos serão implementados e assim atingir novos alunos com um novo leque de opções para eles”, disse a empresária.

Como se tornar aluno

Segunda Fabíola, uma avaliação socioeconômica dos candidatos que se inscrevem para os cursos se dá por meio de entrevista social individual dos alunos, na qual se observa a condição socioeconômica de cada família, bem como a estrutura familiar a que pertencem, a fim de avaliar a necessidade de apoio social.

O Instituto possui quatro salas equipadas com carteiras; lousa digital; Datashow; Ares-condicionados e tem a capacidade de atender trinta e cinco alunos por turma; com enorme demanda de expansão por ocasião das matrículas já para o ano de 2021.

Em um futuro muito próximo a instituição pretende oferecer lanche aos alunos diariamente, considerando que a maior parte deles estão em vulnerabilidade social e deslocam-se de sua casa para o Instituto e muitas das vezes sem alimentação. “Isto só será possível quando outros parceiros possam unir esforço com a gente e assim, com às parcerias instituídas, oferecer aos nossos alunos”, disse.

O Instituto possui também, acervo em sua biblioteca, como exemplares de livros que atendem as necessidades dos alunos, bem como apostilas dos cursos ofertados. “Sem custo algum para nossos alunos”.

Nas ações e no planejamento estratégico do Instituto Elas Querem são consideradas duas referências fundamentais; os valores institucionais e a visão sistêmica da instituição. Isto porque os primeiros conferem foco e a segunda proporciona o conhecimento dos fatores relevantes para execução da missão. Os valores institucionais preconizados, segundo Fabíola, é a redução da desigualdade social oferecendo gratuitamente ensino de qualidade para alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica; Visão: educação de qualidade fator de transformação social; Valores: excelência, inovação, ética e responsabilidade social, conferem os fundamentos para sua existência.

Segundo Fabíola Hage, “reconhecidamente no Brasil, as pessoas pertencentes às famílias de baixa renda, em sua maioria, não entenderam ainda que a educação representa o caminho para a superação de todos os óbices ao longo da vida. Talvez pela falta de incentivo dos pais por também estes não terem recebido tais valores em sua trajetória, ou até mesmo pela necessidade de que a criança precisa dispor do trabalho, como fator indispensável da complementação da renda, mesmo na presença de legislação proibitiva neste aspecto”, disse.

A estudante Keyla do Valle Brasil recebeu o diploma do curso oferecido pela Instituição.

COMO AJUDAR – Futuramente as pessoas físicas e jurídicas, interessadas em ajudar o instituto a continuar com o trabalho social poderão fazer suas doações por intermédio de alguns bancos credenciados e que em breve serão disponibilizadas as contas e agencias.

Para maiores informações você pode visitar o instituto a qualquer hora e momento no seguinte endereço:

  • Avenida Autaz Mirim, 8644 – Bairro Tancredo Neves
  • Tel.: (92) 98215.3229 – Fabíola Hage

 

você pode gostar também