Notícias

Deputado Sidney Leite critica aumento abusivo da taxa de energia no AM

A proposta da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) de aumentar em 8,5% as tarifas da Amazonas Energia, calculada pela revisão tarifária extraordinária (RTE) da companhia, em substituição ao reajuste tarifário anual da empresa, provoca um grande problema à sociedade, especialmente se a concessionária não presta os serviços em sua integralidade em nosso estado, denuncia o deputado federal do Amazonas, Sidney Leite (PSD).

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) abriu uma Consulta Pública para definir os índices definitivos e devem entrar em vigor em 1º de novembro. OS interessados podem enviar contribuições no período de 26 de agosto a 9 de outubro de 2020 para o e-mail [email protected]. A consulta terá ainda uma sessão virtual prevista para ocorrer no dia 18 de setembro de 2020.

O aumento previsto poderá deixar a tarifa de energia do Amazonas em primeiro lugar no ranking de energia mais cara do país. Para os consumidores conectados à alta tensão, a alta seria de 8,90%, e para a baixa tensão, de 8,32%, para o cliente residencial.

“Este aumento não condiz com a realidade da prestação do serviço em nosso Estado, tendo em conta os constantes apagões, interrupções de toda ordem, mas que expõem as limitações técnicas da empresa e deixam centenas de cidadãos sem o abastecimento ideal, dia após dia e, ainda mais, com as taxas sendo cobradas sem descontos. Isso, aliado ao eterno projeto de expansão da rede, que está longe de atender todo o Estado, especialmente quando se trata do nosso interior. A tendência é que a situação fique insustentável”, completa Sidney Leite.

De acordo com levantamento do governo do Estado e da própria concessionária, ao menos 400 mil famílias no Amazonas preenchem o perfil de adesão ao programa de tarifa social e que, atualmente, alcança apenas 120 mil famílias, a maioria na capital. “Se existe um perfil de baixa renda para um público médio de 1,6 milhão de pessoas, ou seja, 38% da população, qual a justificativa para aumento na taxa?”, indaga o parlamentar.

+++++++

 

Assessoria de Imprensa

Deputado federal Sidney Leite (PSD)

Lívia Nadjanara 92 99396-5271