Notícias

Vírus tem sido levado para idosos dentro de casa em Parintins

Sem sair de casa, idosos de Parintins tem sido infectados pelo novo coronavírus, de acordo com o médico Alberto Figueiredo, diretor do Hospital Padre Colombo. Sobretudo, é um dos principais no município para tratar pessoas contaminadas.

Durante entrevista coletiva nesta sexta-feira, dia 22, Alberto afirmou que os mais afetados tem sido pessoas idosas. E que principalmente, estão sendo contaminados sem sair de casa.

“Muitos pacientes que nós conversamos os filhos fizeram almoço de dia das mães, contaminou o pai, contaminou a mãe. Então são situações que assintomático alguém transmite. […] A população jovem, principalmente, nós precisamos que ela compreenda que são eles que estão contaminando os idosos. A maioria dos nossos pacientes idosos falam que não saíram de casa pra nada, e se contaminaram. Então a contaminação está indo pra casa”, relatou.

Atendimento Domiciliar

Em busca do tratamento precoce de pacientes do grupo de risco, principalmente idosos, tem recebido atendimento a domicílio. Dessa forma, intervindo de maneira efetiva no combate a doença.

“A gente tem tentado nesse momento fazer busca ativa dos idosos e pacientes que tem doenças crônicas, pra minimizar os efeitos da doença”, disse.

Boletim Epidemiológico

Atualmente existem 837 casos confirmados em Parintins, com 45 óbitos. Por outro lado, 431 pessoas estão recuperadas da doença.

Conforme cenário epidemiológico detalhado, a maioria dos infectados são pessoas acima dos 60 anos, com o total de 143, representando 18, 80%.

O número de óbitos a maioria também é de idosos, Este, portanto, com 36 vítimas fatais, indicando 80% do total.

***
Texto – Gabriel Ferreira