Quem canta seus males espanta. A frase, que ficou conhecida pelo personagem literário Dom Quixote e virou ditado popular, é colocada em prática no Hospital Dona Mundiquinha, em Maués (AM) cuja pandemia contabilizou 129 casos confirmados e 12 óbitos por coronavírus conforme atualização da secretaria municipal de saúde até as 12hs de hoje, 04/05.
Já está virando rotina, os pacientes que estão na enfermaria receberem uma visita musical realizada por um grupo de funcionários do hospital da cidade.
A iniciativa partiu da psicóloga Quelkle Antunes, mentora do projeto, logo apoiada pela direção do hospital, na pessoa do dr. Felipe Aurélio.
Em comum acordo com todo o corpo clínico que cuidam dos doentes isolados com COVID 19, a ideia ganhou corpo e está proporcionando aos pacientes um momento lúdico, harmônico e solidário neste momento difícil por qual toda a humanidade vivencia.
Infusões diárias de músicas animadoras tem mudado a rotina de pacientes, médicos e equipes de apoio numa espécie de catarse coletiva que emociona a todos.
Trabalhando no hospital há 10 anos, o médico Alexandre Ribeiro faz um verdadeiro passeio musical nos setores da emergência do hospital Dona Mundiquinha. Ele chega com instrumentos musicais, outro colega com violão, mas não demora muito pra ser seguido por um grupo de funcionários do hospital como também de acompanhantes dos pacientes.
MÚSICA
Na tarde desta segunda-feira (4), uma das médicas que acompanhou o passeio musical foi Annelise Gruber. A médica participa dessa ação sempre que está trabalhando. Ela disse que observa o que a música causa nos pacientes e acompanhantes. “Já presenciei uma acompanhante chorar e dizer que nossa música trouxe força, trouxe esperança, para suportar estar distante do filho e da família naquele momento”.
Em alguns do vídeos que circulam não internet, um cântico gospel se destacavam frases como “em ti confiarei” e “nada temerei”, em referência a Jesus de Nazaré. Os pacientes também cantavam forte a expressão “aleluia!”.
Flagrantes da cena, registrada por celulares, estão circulando pelas redes sociais. Fonte de motivação, a cantoria emocionou pacientes e também trabalhadores do hospital de Maués. Foi um um pequeno bálsamo para os que nutrem esperanças de superação, frente aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus a famílias e profissionais de saúde em todo o Amazonas, notadamente na próspera e alegre cidade de Maués, conhecida nacionalmente como a Terra do Guaraná.