A Prefeitura de Parintins iniciou ontem, dia 15, a distribuição de máscaras para a população carente. Na terça-feira (14), o decreto assinado pelo prefeito Bi Garcia tornou obrigatório o uso do acessório que está sendo indicado na prevenção ao novo coronavírus. A medida teve ampla repercussão.
A fabricação do material acontece em parceria com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth), pelo Centro de Costura Dona Cota e atuação da primeira dama Mayra Dias.
O município deverá distribuir por todo o período de combate ao coronavirus cerca de 30 mil máscaras para pessoas. Segundo o secretário de saúde Clerton Rodrigues, a distribuição será feita em áreas de grande circulação no centro e nos bairros periféricos. “Serão doadas exclusivamente para pessoas com menor poder aquisitivo. Lembrando que a máscara é reutilizável e na embalagem tem orientações para higienização”, disse.
Elaine Pires, coordenadora de Vigilância em Saúde, ressalta que mesmo com distribuição das máscaras é fundamental que a população continue em casa e só saia se for verdadeiramente necessário.