Notícias

Com o tema “Protagonismo sem Limite”, Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência tem a participação da presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM

Com o tema “Protagonismo sem Limite”, Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência tem a participação da presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TJAM

Desembargadora Onilza Abreu Gerth participa em Brasília, do evento promovido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.


A presidente da Comissão de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargadora Onilza Abreu Gerth participa nesta semana, em Brasília-DF, do “Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência”. Com o tema “Protagonismo sem limite”, o evento é realizado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD).

Promovido nos dias 25 e 26 de março – terça e quarta-feira desta semana – a atividade é realizada no auditório da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e conta, também, com a presença da diretora da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do TJAM, Monike Antony.

O Encontro tem como objetivo principal o fortalecimento das redes de apoio, a promoção do empoderamento e o favorecimento do debate acerca do acesso a políticas públicas para mulheres com deficiência.

Para a desembargadora Onilza Abreu Gerth, a representatividade do Poder Judiciário Estadual na atividade sinaliza o comprometimento com a causa e o interesse em aprimorar as estratégias de inclusão no âmbito da Justiça Estadual. “A direção do Tribunal de Justiça do Amazonas e a Comissão de Acessibilidade e Inclusão da Corte, têm empreendido ações consistentes de inclusão e a participação neste debate nacional é de fundamental importância para conhecermos boas práticas desenvolvidas pela rede de apoio e para a obtenção de conhecimentos que venham a fundamentar e fortalecer nossas iniciativas em âmbito regional”, mencionou a magistrada.

Presente também no evento, a diretora da Divisão de Inclusão, Acessibilidade e Sustentabilidade do TJAM, servidora Monike Antony, destacou que os debates suscitados no evento contribuirão com a qualificação técnica de todos os que desenvolvem projetos em seus estados. “Os temas tratados no encontro são atuais e os conteúdos ministrados serão disseminados com nossas equipe de trabalho, com a finalidade de dinamizar as ações de inclusão que hoje são realizadas pelo Tribunal de Justiça do Amazonas”, afirmou a diretora.

Programação

No primeiro dia de evento, o Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência contou com as seguintes palestras e conferências. “Agenda Internacional e Protagonismo Político”; “Panorama da Violência contra mulheres e meninas com Deficiência” e “Grupo de Trabalho para a elaboração da Carta de Mulheres com Deficiência” (reunindo recomendações estratégicas baseadas nos debates para orientação de políticas públicas e ações governamentais que garantam a efetivação dos direitos das mulheres com deficiência)

Já o segundo dia de evento tem a seguinte programação: “Apresentação do Fórum Nacional de Gestores e Gestoras de Políticas para Pessoas com Deficiência” e “Painel: Perspectivas sobre Ética do Cuidado e Saúde da Mulher”.

Autoridades

O Encontro Nacional de Mulheres com Deficiência foi prestigiado por diversas autoridades, dentre as quais, a titular do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Ministra Macaé Evaristo; a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella; a presidente da Escola Nacional de Administração Pública, Betânia Lemos; a Representante, no Brasil, do Fundo de População da ONU – UNFPA, Florbela Fernandes; a secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, Márcia Helena Rollemberg e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, deputado federal Duarte Junior.

 

 

#PraTodosVerem: Na imagem principal que ilustra a matéria: um registro fotográfico no qual aparecem, na imagem, quatro pessoas, dentre as quais, de pé: a desembargadora Onilza Abreu Gerth, que veste uma blusa na cor preta e blazer cor-de-rosa.”; e a servidora do TJAM, Monike Antony, que veste uma camisas de listras nas cores branco e prato, blazer e calça na cor preta. No mesmo registro fotográfico, aparecem duas pessoas sentadas em cadeiras de rodas, dentre as quais: a Secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella, que usa um vestido em tonalidade na cor amarela com detalhes na cor verde. O registro foi realizado no auditório da Escola Nacional de Administração Pública, em Brasília-DF.

 

Afonso Júnior
Foto: Acervo da Comissão de Inclusão e Acessibilidade do TJAM

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL / TJAM

E-mailEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(92) 993160660

 

você pode gostar também