O Instituto Médico Legal de Maceió (AL) identificou e já liberou 16 dos 18 corpos das vítimas do grave acidente na Serra da Barriga, em União dos Palmares. Os corpos foram liberados para sepultamento após a conclusão dos exames cadavéricos e identificação formal das vítimas. Entre eles estão duas crianças de 5 e 9 anos.
Ainda de acordo com o IML, dois corpos aguardam a chegada de familiares para a identificação: um homem idoso e uma mulher. As duas vítimas passaram pelo exame de necropapiloscopia, mas segundo a Polícia, não foi encontrada nenhuma informação no arquivo civil do Instituto de Identificação.
O acidente aconteceu na tarde desse domingo. O ônibus transportava 48 pessoas para um evento promovido pelo município de União dos Palmares, quando saiu da via e caiu em uma ribanceira. Sobreviventes relataram que o veículo apresentou falhas mecânicas antes de capotar e cair de mais de 20 metros.
Segundo a Prefeitura, o ônibus era de uma empresa terceirizada que prestava serviço ao município e estava com todas as vistorias em dia. A última inspeção teria ocorrido, inclusive, dias antes do acidente.
A polícia do Estado de Alagoas informou que o ônibus estava em condições de uso, era um veículo relativamente novo, e tinha inspeção veicular obrigatória para ônibus escolares. A polícia também afirmou que o motorista era devidamente habilitado. As investigações para apurar o ocorrido continuam.
Após o trabalho da perícia no local do acidente, terá início a fase de oitiva das testemunhas e de outras pessoas envolvidas na tragédia.
O governador do estado, Paulo Dantas, sobrevoou, na tarde desta segunda-feira (25), a área onde ocorreu o acidente e também visitou um dos hospitais para onde foi levada a maior parte dos feridos.
Entre os sobreviventes estava uma mulher grávida de 8 meses que foi submetida a um parto cesárea de urgência, para salvar sua própria vida e a do bebê. Os dois passam bem.
Paulo Dantas determinou que a Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano, junto com o Departamento de Estradas de Rodagem e a Prefeitura de União dos Palmares, façam uma nova avaliação da via que leva à Serra da Barriga, onde aconteceu o acidente, e elabore um projeto para garantir mais segurança aos usuários.
A prefeitura de União dos Palmares informou que está disponibilizando suporte psicológico e atendimento da Assistência Social para os familiares das vítimas da tragédia.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que iria participar de evento em União dos Palmares, nesta segunda-feira, prestou solidariedade às vítimas e seus familiares em postagem nas redes sociais. O evento do qual ela era convidada foi cancelado.
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota lamentando a morte das dezoito pessoas. Ainda no domingo (24), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em postagem na rede social X, expressou solidariedade aos familiares e amigos das vítimas do acidente e disse que o Governo Federal vai dar todo o apoio necessário às autoridades estaduais.