Notícias

Fundação Amazônia Sustentável e Ideflor-Bio discutem avanços e novas parcerias para conservação no Pará – FAS

A pauta principal foi a implementação do recém-criado Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia, além de novas áreas protegidas no Pará

O superintendente de Inovação e Desenvolvimento Institucional da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Victor Salviati, e o presidente do Instituto de Desenvolvimento Florestal (Ideflor-Bio), Nilson Pinto  se reuniram na terça-feira (08/10) para fazer um balanço das ações conjuntas entre as duas instituições e prospectar novas parcerias. A pauta principal foi a implementação do recém-criado Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia, além de novas áreas protegidas no Pará.

A reunião reforçou o compromisso das instituições com a conservação ambiental no estado, particularmente no que diz respeito à criação de Unidades de Conservação (UCs). As ações são resultado do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Ideflor-Bio e a FAS em agosto de 2023. Esse acordo tem como objetivo principal dar apoio técnico à criação, recategorização e implementação de UCs no Pará, com destaque para o Parque Estadual das Árvores Gigantes da Amazônia.

A nova UC, que abrange 560 mil hectares da Floresta Estadual do Paru, no município de Almeirim, foi recategorizado de uma área de Uso Sustentável para Proteção Integral. Essa medida visa preservar uma região de extrema relevância ecológica, onde foi descoberta, em 2019, a maior árvore da América do Sul e uma das maiores do mundo, um angelim-vermelho de 88,5 metros de altura e com cerca de 400 a 600 anos. Outras 35 árvores com mais de 80 metros também foram identificadas na área, destacando sua importância para a conservação da biodiversidade.

A iniciativa de conservação é liderada pelo Governo do Pará, por meio do Ideflor-Bio, e conta com a parceria do Instituto Federal do Amapá (IFAP), Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e financiamento do Andes Amazon Fund (AAF).

Nova fase 

Durante o encontro, as duas instituições discutiram as etapas futuras de implementação do Parque, incluindo a instalação de sistemas de monitoramento, atividades de conscientização ambiental e a promoção do ecoturismo. Para o superintendente da FAS, Victor Salviati, “é muito importante continuar com a parceria do Governo do Pará na criação de áreas protegidas via Ideflor-Bio. A criação do Parque Estadual das Árvores Gigantes agora vai passar para uma segunda fase, com foco no monitoramento, turismo de natureza e pesquisa científica”, frisou.

Além das ações já em andamento, o encontro também foi uma oportunidade para discutir novas possibilidades de cooperação. A meta estabelecida pelo Governo do Pará é criar um milhão de hectares de áreas protegidas. “Estamos empenhados em ampliar a proteção das nossas florestas e promover o desenvolvimento sustentável na Amazônia. A parceria com a FAS tem sido essencial para alcançarmos nossos objetivos”, destacou o presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto.

Cooperação

O ACT entre Ideflor-Bio e FAS prevê a troca de conhecimentos técnicos, a realização de ações conjuntas e o compartilhamento de recursos. A FAS, com vasta experiência no apoio à gestão de áreas protegidas na Amazônia, como a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Rio Negro, no Amazonas, tem contribuído de forma significativa para a replicação de boas práticas no Pará, promovendo a conservação de ecossistemas estratégicos.

 

Sobre o Ideflor-Bio 

Com sede em Belém (PA), mas com circunscrição em todo o estado, o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio) é uma entidade de direito público, constituída sob a forma de autarquia, com autonomia técnica, administrativa e financeira. O Instituto busca exercer a gestão das florestas públicas visando a produção sustentável e a preservação da biodiversidade, incluindo entre suas funções a gestão da política estadual para produção e desenvolvimento da cadeia florestal; e a execução das políticas de preservação, conservação e uso sustentável da biodiversidade, da fauna e da flora terrestres e aquáticas no estado. 

Sobre o IFAP 

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá (Ifap) é uma instituição de ensino superior e técnico brasileira, sediada no estado do Amapá. O instituto foi criado mediante a transformação da Escola Técnica Federal do Amapá. Sua reitoria está sediada em Macapá. Atualmente, possui campus nos municípios de Macapá, Santana, Laranjal do Jari, Oiapoque, Porto Grande e um centro EAD em Pedra Branca do Amapari. 

Sobre a FAS  

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 16 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas. 

Sobre o Andes Amazon Fund

O Fundo Andes Amazônia (Andes Amazon Fund) protege paisagens naturais com biodiversidade rica ou única nas regiões dos Andes e da Amazônia. A organização apoia a criação e a expansão de áreas protegidas e o reconhecimento legal de terras indígenas com uma abordagem integrada em que a natureza e os povos locais possam florescer. Entre as principais atividades da organização, está o apoio à expansão do conjunto de áreas protegidas em nível nacional, regional e local; e melhorar o gerenciamento dessas terras com o fornecimento de recursos financeiros. 

 

Créditos de imagem: João Cunha


você pode gostar também