O retorno das transmissões de Fórmula 1 na Globo está cada vez mais perto de acontecer e já tem até calendário certo
UM temporada de Fórmula 1 no Grupo Bandeirantes caminha para o final e a partir do ano que vem as transmissões retornarão para a Globo. Segundo o Motosport.com, a emissora já definiu quais corridas serão transmitidas em tv aberta e no canal fechado.
A Globo e a Fórmula 1 tiveram um “relacionamento sério” por anos, de 1981 até 2020, com a categoria ganhando popularidade no Brasil, principalmente nos anos 1990 e 2000, quando nomes como Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa, aliados a voz de narradores como Galvão Bueno e Luiz Roberto, dispararam a audiência da categoria.
Veja as fotos
Calendário de transmissões
Uma das confirmações são as corridas de madrugada, que serão todas transmitidas pela tv aberta. Em 2024, serão quatro corridas neste horário: Austrália (abertura da temporada), China, Japão e Las Vegas.
Também está definido uma quantidade mínima de corridas na tv aberta: 15 provas e mais o GP de São Paulo, que é considerado uma etapa “à parte”.
A única grande incógnita no calendário é justamente o fechamento da temporada de 2024: o GP de Abu Dhabi. A corrida no Oriente Médio pode ficar tanto na TV aberta, quanto no canal fechado.
O Grupo Globo também cobrirá outras competições que podem se chocar com a transmissão de corridas, como o Mundial de Vôlei, Liga das Nações de Vôlei e o Campeonato Brasileiro Feminino de Futebol, por isso a grade ainda pode sofrer alterações, mas isso será definido depois que o calendário destas competições for divulgado.
Corridas em TV aberta (Globo):
- Austrália (abertura do campeonato)
- China (estágio 2)
- Japão (etapa 3)
- Ímola (etapa 7)
- Mônaco (etapa 8)
- Espanha (etapa 9)
- Áustria (etapa 11)
- Grã-Bretanha (etapa 12)
- Bélgica (etapa 13)
- Hungria (etapa 14)
- Holanda (etapa 15)
- Itália (etapa 16)
- Azerbaijão (etapa 17)
- Singapura (etapa 18)
- São Paulo (etapa 21)*
- Las Vegas (etapa 22)
Corridas em TV fechada (SporTV):
- Bahrein (etapa 4)
- Arábia Saudita (etapa 5)
- Miami (etapa 6)
- Canadá (etapa 10)
- Estados Unidos – Austin (etapa 19)
- México (etapa 20)
- Catar (etapa 23)
Equipes de cobertura
Com a transmissão “dupla”, a Fórmula 1 deve ter duas equipes de transmissão. O narrador principal será Everaldo Marquesque trabalhou com a categoria no início da carreira e, em sua chegada a Globo, chegou a transmitir corridas antes da mudança para a Band.
Luís Robertoprincipal nome da narração no Grupo Globo atualmente, também deve ser um dos escalados para algumas etapas.
Luciano Burti será o grande nome entre os comentaristas, carregando uma experiência opinando sobre corridas há mais de 20 anos, além de ser piloto de Fórmula 1 em meados dos anos 2000. Outro nome que está na Globo há anos, Rafael Lopes, estará no time.
No SporTV, a equipe de transmissão contará com Luiz Carlos Júnior como narrador principal. Além de Bruno Fonseca, que também narra automobilismo na TV fechada.
Havia a expectativa que a Globo contratasse de volta alguns nomes que estão na transmissão da Band, como Reginaldo Lemeque fez história na emissora como comentarista de F1 por mais de 30 anos, e Mariana Becker, repórter que também teve uma longa passagem pela Globo mas, por enquanto, a chance foi rechaçada.