Estudo eleitoral revela intenções de voto para a Prefeitura de Manaus e coloca David Almeida e Roberto Cidade no segundo turno
O Instituto Pontual Pesquisas realizou um levantamento das intenções de voto para a Prefeitura de Manaus, com foco nos principais candidatos: David Almeida (Avante), Amom Mandel (Cidadania), Roberto Cidade (União Brasil), Alberto Neto (PL), Marcelo Ramos (PT), Wilker Barreto (Mobiliza) e Gilberto Vasconcelos (PSTU). A pesquisa foi realizada entre os dias 9 e 12 de setembro, logo após o feriado, com 1.066 entrevistas presenciais distribuídas pelos 63 bairros de Manaus, abrangendo as seis zonas da cidade (Norte, Leste, Sul, Oeste, Centro-Sul e Centro-Oeste). A margem de erro é de 3,0% e o nível de confiança, de 95%.
Registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-09061/2024, a pesquisa segue rigorosamente as diretrizes legais. O estudo foi conduzido pelo Instituto Pontual Pesquisas, que tem como diretor-executivo o professor M.Sc. Eric Barbosa, e contou com a supervisão da estatística prof. M.Sc. Alice Assis (CONRE-7 nº 9079).
David Almeida e Roberto Cidade no segundo turno
No cenário estimulado, David Almeida lidera com 32,1% das intenções de voto, seguido por Roberto Cidade, com 21,1%. Amom Mandel aparece em terceiro, com 15,8%, e Alberto Neto registra 11,3%. Marcelo Ramos tem 5%, enquanto Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos somam 0,2% cada. O total de indecisos ou que não souberam responder é de 7,5%, enquanto 6,8% afirmam que votarão em branco ou nulo.
Rejeição: David Almeida lidera índice
A pesquisa também apontou que David Almeida é o mais rejeitado, com 22% de rejeição, seguido por Amom Mandel (21,3%) e Marcelo Ramos (18,7%). Somando esses três candidatos, a rejeição chega a 62% do eleitorado de Manaus. Roberto Cidade (6,8%), Gilberto Vasconcelos (6,4%) e Alberto Neto (8,5%) figuram entre os menos rejeitados. Wilker Barreto é o candidato com menor índice de rejeição, com 3,8%. Além disso, 7,3% dos entrevistados não souberam opinar, enquanto 5,2% responderam branco ou nulo.
Voto definido para dois terços dos eleitores
Segundo o levantamento, 67,7% dos entrevistados afirmaram que já estão decididos em relação ao voto para prefeito, enquanto 25,3% ainda admitem a possibilidade de mudar de opinião. Apenas 7% não souberam responder. Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em 17 de agosto, houve um aumento no número de eleitores com voto definido, tendência que deve continuar nas próximas semanas.
Roberto Cidade consolida segundo turno
Enquanto David Almeida manteve-se estável, com 32,1% (praticamente inalterado em relação aos 32,5% da pesquisa anterior), Roberto Cidade apresentou um crescimento significativo, passando de 15% para 21,1%. Amom Mandel, por outro lado, teve uma queda expressiva, de 21% para 15,8%, e também viu seu índice de rejeição aumentar.
Alberto Neto subiu levemente de 10,1% para 11,3%, enquanto Marcelo Ramos também apresentou uma pequena elevação, de 4% para 5%, ao mesmo tempo em que reduziu sua rejeição. Wilker Barreto e Gilberto Vasconcelos tiveram uma queda na preferência do eleitorado, com Barreto passando de 1,3% para 0,2%, e Vasconcelos de 0,9% para 0,2%.
Para mais detalhes, acesse o relatório completo.
Resultados-Manaus-13.09-2+++++++
Com informações do Portal O Poder.