A Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na sexta e sábado, 08 e 09, uma nova jornada de cirurgia de ginecomastia no hospital Jofre Cohen. Sete pacientes foram submetidos aos procedimentos considerados funcionais, estéticos e de alto custo, sendo que podem custar até R$ 20 mil na rede de saúde privada.
A ginecomastia é o aumento anormal do tecido mamário masculino e tem como consequência problemas estéticos e que causam constrangimentos ao paciente. Os procedimentos foram comandados pelo médico mastologista Sebastião Marden, com apoio do anestesiologista Aldemar Kimura, enfermeiro Raí Cardoso, além de toda equipe de enfermagem e técnica do centro cirúrgico do Hospital Jofre Cohen.
De acordo com Sebastião Marden, geralmente o paciente com ginecomastia passa por um verdadeiro resgate da autoestima ao realizar a cirurgia. “As pessoas em geral evitam tirar a blusa e ocasiões como na academia, futebol, praia e a gente acaba resgatando essa qualidade de vida”, afirmou o cirurgião.
Marden informou que Parintins é o único município no interior do Amazonas a oferecer cirurgias de ginecomastia, mostrando atenção com seus pacientes. “É um município diferenciado. Há 20 anos estamos aqui realizando esse trabalho e agradeço a atenção da gestão municipal e da Secretaria de Saúde que tem investido na melhor qualidade de vida da população”, salientou.
De acordo com o secretário de Saúde, Clerton Rodrigues, o projeto de realização de cirurgias da Prefeitura de Parintins está em pleno vapor. “A jornada de ginecomastia é procedimento de alta complexidade e de alto custo dando saúde e qualidade de vida a essas pessoas que estavam aguardando há bastante tempo. Importante dizer que Parintins é o único município no interior do Amazonas a realizar este trabalho”, pontuou.