Notícias

Prefeitura de Nhamundá realiza ação de acordo de pesca na região dos rios Paratucu e Alto Rio Nhamundá

A Prefeitura de Nhamundá iniciou no dia 24 e segue até hoje, 27 de julho, mais uma ação com moradores da região dos rios Paratucu e Alto Rio Nhamundá, para tratar sobre o ordenamento do turismo de pesca esportiva, com realização de minicursos e oficinas de geração de renda para à população das localidades.

A reunião foi apresentada pelas Secretarias de Pesca e Aquicultura do Estado (SEPA) e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Nhamundá (Sedema), em parceria com a Secretaria de Turismo e Cultura (Semtuc), Secretaria de Produção Rural (Semproab), Secretaria de Saúde (SEMSA), Associações Eco-Reciclagem e de Artistas Plásticos e Artesãos e voluntários da ONG Mogoyah.

Durante o encontro foram debatidas demandas sobre o ordenamento pesqueiro; realização dos cursos de Condutor de Pesca Esportiva; Boas Práticas de Manejo e Sanidade em Peixes ornamentais; Cultivo de Ortaliças; Curso de Produção de Iscas (Pesca Esportiva) com sobra ou madeira caída; Curso de Artesanatos em madeira; além do Cadastro Ambiental Rural – CAR (Medição de Terras); Implantação do Programa de Coleta Seletiva na Escola do Apéua; Atendimentos Médico e Educação em Saúde.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, João Paulo Fonseca, conta que essa ação é uma das últimas a serem realizadas para que Governo possa homologar o acordo. “Durante a ação, foram discutidos e aprovados as propostas para que posteriormente possa ser homologado as regras de uso tanto para pesca comercial, para a pesca de subsistência, quanto pra pesca esportiva nos dois rios Paratucu e Alto Rio Nhamundá. A próxima etapa vai ser realizada em setembro, onde o Governo do Estado intervém através da Secretaria de Pesca e Aquicultura onde vai apresentar a minuta da lei, com as regras e posteriormente as comunidades vão aprovar e o governo poder homologar”, destaca.

Paralelamente ao ordenamento foram realizadas 09 ações entre cursos de geração de renda, atendimento médico e odontológico, além de ações de sustentabilidade.

+++++++

Fotos: Nick Joander

você pode gostar também