Notícias

Com Serviço de Inspeção Municipal, charcutaria de Parintins ganha Selo Arte para comercialização nacional

Todo o processo de habilitação da charcutaria contou com total apoio da Prefeitura de Parintins, através da Secretaria de Produção

Com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) da Prefeitura de Parintins, cinco produtos cárneos, da Charcutaria Artesanal SM, agora têm Selo Arte, para comercialização em todo território brasileiro. A certificação, concedida pelo Ministério da Agricultura, com a atuação conjunta da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Adaf), abrange as receitas regionais de linguiça tipo cuiabana bovina, linguiça baby búfalo tipo cuiabana, linguiça caseirinha bovina, linguiça suína picante e costela bovina com queijo coalho.

Os produtos cárneos são inscritos no Cadastro Nacional de Produtos Artesanais pelo Ministério da Agricultura. O Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) promoveu atividade promocional dos produtos com Selo Arte, nesta quinta-feira, 13 de julho. O evento do Sebrae Parintins contou com a participação do prefeito Bi Garcia, secretário de Produção Rural, Tião Teixeira, secretário de Administração, Edy Albuquerque, proprietário da agroindústria, Samarone Moura, presidente da Associação dos Pecuaristas, Telo Pinto, e vereador Mateus Assayag.

A charcutaria se habilitou ao Selo Arte por meio do SIM. “É muito importante o empreendedor Samarone receber o Selo Arte, pois permite que os produtos artesanais sejam vendidos no Brasil. Parintins sai na frente com o primeiro Selo Arte para uma agroindústria, vinculado ao Serviço de Inspeção Municipal. Isso é fruto das parcerias da Secretaria Municipal de Produção com a Adaf, Sebrae e agências de fomento. É o começo de tudo e eu não tenho dúvida que vamos ter uma produção em larga escala”, ressalta o prefeito de Parintins, Bi Garcia.

Os investimentos no SIM da Secretaria Municipal de Pecuária, Agricultura e Abastecimento (Sempa) foram reconhecidos pelo Chefe da Divisão de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura no Amazonas, Vinícius Lopes. “Parintins tem sido protagonista de um processo de fortalecimento desses arranjos de negócios que viabilizam a chegada desses produtos excepcionais, de confecção artesanal, ao mercado. A Prefeitura deu uma condição necessária para que a charcutaria pudesse buscar o Selo Arte e ser capaz de ofertar esses produtos em todo território nacional”, afirma.

Para o Ministério da Agricultura, o Serviço de Inspeção Municipal deve servir de espelho para outras prefeituras do Amazonas viabilizarem modelos de negócios como o Selo Arte da charcutaria de Parintins. O secretário Tião Teixeira enalteceu a parceria da Sempa com a Adaf, Ministério da Agricultura e o Sebrae para a expansão dos produtos da Charcutaria Artesanal SM ao mercado nacional. O proprietário da agroindústria, Samarone Moura, destacou a importância do Serviço de Inspeção Municipal e dos apoios institucionais para a obtenção do Selo Arte.

CHARCUTARIA

A charcutaria representa um dos mais antigos métodos de produção de alimentos da humanidade, figurando na própria história da evolução das sociedades humanas. A preservação dos alimentos, em especial das carnes, permitiu que a humanidade sobrevivesse durante períodos de escassez e possibilitou longas viagens de migração, onde nem sempre era possível obter alimentos frescos diariamente. Portanto, os procedimentos de manipulação dos produtos da charcutaria foram desenvolvidos inicialmente para fins de preservação, pois inexistia tecnologia de refrigeração adequada que garantisse vida útil longa para as carnes.

+++++++

você pode gostar também