Notícias

Empreendimentos turísticos de Presidente Figueiredo recebem kits de energia solar do programa Brilha Amazonas

Equipamentos foram entregues pela prefeita Patrícia Lopes e o vice-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, para 36 donos de estabelecimentos que têm o turismo como fonte de renda

Trinta e seis donos de empreendimentos do setor turístico de Presidente Figueiredo, município da Região Metropolitana de Manaus, distante 107 da capital, receberam kits de painéis solares para captação de energia limpa e renováveis. A entrega foi feita pela prefeita Patrícia Lopes e o vice-presidente da Empresa Amazonense de Turismo (Amazonastur), nesta terça-feira (25/04), no auditório do Sistema de Previdência Municipal (Sisprev) SISPREV, na avenida Onça Pintada, bairro Galo da Serra 1, na sede do município.


Fonte de energia limpa e renovável, os kits de painéis produzidos a partir da captação de energia solar entregues pelo programa “Brilha Amazonas” reforçam o turismo de forma sustentável no município, também conhecido como Terra das Cachoeiras, que possui mais de 150 cachoeiras, grutas e cavernas.

“É uma honra receber o programa Brilha Amazonas em nosso município e poder oferecer aos nossos empreendedores do turismo uma fonte de energia limpa e renovável. Isso representa um grande avanço em nossa cidade e, com certeza, trará muitos benefícios para o setor do turismo”, afirmou a prefeita Patrícia Lopes, que agradeceu ao governador Wilson Lima, por mais uma parceria firmada com o governo do Estado para promover o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida dos figueiredenses.


O vice-prefeito Anderson Leal, acrescentou que a parceria entre estado e município é um exemplo de que a união traz beneficio para todos.
“Estamos felizes em poder participar deste evento e esperamos que essa iniciativa seja ampliada, levando energia limpa e sustentabilidade para mais comunidades em nosso estado”, afirmou.


O vice-presidente da Amazonastur, Ian Ribeiro, destacou que a entrega dos equipamentos reafirma o compromisso do governo do Estado em fortalecer o turismo local, sustentável e com geração de renda.
“O Brilha Amazonas é um programa para ajudar a sustentabilidade com energia limpa, uma energia sustentável, desenvolvendo, assim, o turismo, apoiando os empreendimentos, o trade local, para que eles possam investir mais recursos, capacitando, contratando mais pessoas, o que gera mais recurso, renda e emprego”, disse.


Para Marilda Tavares, proprietária do empreendimento Abraço Verde, um dos beneficiários do programa Brilha Amazonas na Terra das Cachoeiras, a entrega dos kits vai gerar economia e permitir que possa fazer alguns investimentos para melhorar o seu negócio.

“A gente visa melhoria no atendimento aos nossos hóspedes, porque como a gente fica concentrado no meio da floresta temos vários imprevistos de falta de energia. E futuramente, dependendo da diminuição da nossa conta, vamos ter um valor melhor para apresentar aos nossos hóspedes”, comentou.
Para Aguinaldo Ribeiro, proprietário da pousada na RDS Uatumã, o uso dos kits de energia solar além de trazer economia vai proporcionar maior comunidade aos hóspedes.

“A gente fica muito feliz de receber esse kit, que vai trazer renda e economia para a gente. Além disso, a placa solar não faz barulho como o gerador, e não vai incomodar mais os turistas”, enfatizou.

Credenciamento

Os donos de empreendimentos interessados em adquirir o kit solar deve realizar o credenciamento e preencher os critérios do edital de chamamento e solicitar até cinco placas solares. Para requisições do um kit, também é necessário a apresentação de um projeto, assinado por um engenheiro eletricista, justificando a necessidade, e comprovando a área disponível para instalação.

Todas as informações podem ser acessadas no site da Amazonastur por meio do link:

content/uploads/2023/02/Edital-de-Credenciamento-de-Doação-de-Kits-de-Energia-Solar.pdf.

O Brilha Amazonas foi lançado em fevereiro deste ano com objetivo de fortalecer os empreendimentos que trabalham com turismo no Amazonas. Ao todo, serão distribuídos 253 kits.

+++++++

você pode gostar também