Notícias

2ª edição do Nasa Space Apps Challenge foi lançada em Tefé

Criada no ano de 2012, o “NASA Space Apps Challenge” é uma competição internacional considerada como o maior “Hackathon” (evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software) do planeta. Envolvendo milhares de pessoas, o evento conta com o uso de dados da Agência Espacial Americana (NASA) para a criação de soluções inovadoras aos desafios reais enfrentados na terra e no espaço.

Pela segunda vez em Tefé ocorrerá mais uma edição do Nasa Space Apps Challenge (Em português Desafio de aplicativos espaciais da Nasa). O lançamento do pré-evento ocorreu nesta quinta-feira (11/8), no auditório do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM) no município.

O evento contou com a participação de diversas instituições importantes para o município, como o Centro de Estudos Superiores de Tefé (CEST/UEA), Secretaria Municipal de Educação, Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM) e do Exército Brasileiro.

Na oportunidade, o Secretário Municipal da SECTI, Sr. Daniel Sacha, cumprimentou a todos e falou sobre a importância do evento se consolidar no município: “No ano passado, Tefé ficou entre as 100 melhores equipes do mundo. Isso mostra aos jovens daqui do município o quanto eles são capazes de pensar e buscar soluções não só para problemas da nossa região, mas do planeta!” Disse Sacha, que concluiu convidando a comunidade presente a se inscrever e a incentivar a todos a participarem da competição, que irá ocorrer nos dias 1 e 2 de outubro.

O Local Leader (Líder Local) e um dos vencedores da edição passada da competição, Hudson Pinheiro, fez uma apresentação sobre o que era o Hackathon e enfatizou que pessoas de qualquer área de formação, idade, gênero e negócio podem se inscrever: “A competiçõ não se limita apenas à área da informática, pois também é um evento no qual a criatividade dos participantes é explorada. Hoje, o Space Apps apresenta desafios de artes e humanidades, o que torna o evento mais inclusivo”. Hudson terminou sua apresentação apresentando o cronograma do evento, que já está com pré-inscrições abertas até o dia 12 de setembro.

A ação recebe apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev), Edital Nº 002/2022.

Para participar da competição é necessário ser maior de 18 anos, possuir notebook próprio, estar disponível para participação nos três dias da competição e ser profissional de qualquer área do conhecimento.

Sacha destacou ainda que a ação busca por profissionais, tecnólogos, cientistas, designers, empreendedores, artistas, desenvolvedores/programadores e áreas afins, mas isso não é um critério de exclusão, todos os perfis profissionais são muito bem-vindos. O uso de máscara será obrigatório e é necessário que todos os participantes estejam vacinados  contra COVID-19.

+++++++

você pode gostar também